18 de jul. de 2010

História: Livro Sem Palavras

















Justificativa:
O livro sem palavras traz uma linguagem universal que é a linguagem das cores, e através delas podemos apresentar de maneira mais lúdica o plano de Salvação para as crianças, numa linguagem que elas entendem e compreendem.Apresentação da Mensagem da Salvação, usando o Livro Sem Palavras

Introdução
Professor: Oi, como vai?
Criança: Bem, obrigado.
Professor: Como você se chama?
Criança:?
Professor: Prazer em conhecê-lo, Meu nome é Jaqueline. Tenho um livro que gostaria de mostrar-lhe. Este livro não tem palavras. Só tem cores, mas as cores contam a história verdadeira mais linda que você já ouviu. Esta história está na Bíblia, o Livro de Deus. Ele nos deu a Bíblia para que possamos aprender mais sobre Ele.
Você gostaria de ouvir a história?
Criança:Claro! Parece boa.
A página dourada conta a parte mais interessante da história.

Página Dourada

Professor: Do que esta cor dourada faz você se lembrar?
Criança:De anéis e correntes de ouro.
Professor: Estas coisas são mesmo valiosas e muito especiais. Mas, esta página dourada me faz lembrar de um lugar especial chamado Céu, a praça da cidade é feita de ouro puro e transparente como vidro. Deus nos diz muitas outras coisas sobre a Sua casa. Ali ninguém fica doente e ninguém morre. Não há noite ali. Todas as pessoas no Céu serão perfeitamente felizes — sempre. A coisa mais maravilhosa sobre o Céu é que Deus Pai e Seu Filho, o Senhor Jesus, estão lá. Você sabe quem é Deus?Criança: Ele é quem fez todas as coisas.Professor: É isso mesmo. Deus fez o céu e também as estrelas, as flores, o mar — tudo que existe no universo. Ele também fez você e o ama muito. (Leia Jo. 3.16 para a criança.) A Bíblia diz: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira…” Isto significa que Deus ama cada pessoa, incluindo você e eu. Deus fez você e o ama, e por isso Ele quer que você faça parte da Sua família e esteja com Ele no céu, algum dia. Que lugar especial vai ser! É perfeito. Deus também é perfeito ou santo. Ele nunca pensou, disse ou fez qualquer coisa errada. É por isso que Sua casa, o Céu , é também perfeita.
Frase de ligação: Mas há uma coisa que nunca pode entrar no céu. É o pecado.

Página Escura

Professor: Você sabe o que é pecado?
Criança: As coisas ruins que fazemos?
Professor: Isso mesmo. Pecado é tudo que pensamos, dizemos ou fazemos que não agrada a Deus. O pecado tem causado sofrimento e tristeza em nosso mundo. Você lembra algumas coisas que as pessoas fazem e que são pecado.
Criança: Roubar, mentir, desobedecer à mamãe, dizer palavras feias ou grosseiras.Professor: Sim, essas coisas são pecado. A Bíblia diz: “Pois todos pecaram…” (Romanos 3.23). Todos significa cada um de nós, eu e você também. Nós pecados porque nascemos com o “desejo” de fazer coisas erradas. Deus disse que o pecado deve ser castigado. O castigo do pecado é a morte — ficar separado de Deus para sempre. Deus sabia que você não podia fazer nada para livrar-se do seu pecado.Ele sabia que você não podia ser bom o bastante para agradar-Lhe. Então, Ele arranjou um meio de perdoar o seu pecado.
Frase de Ligação: Deus tem um plano maravilhoso para que você e eu não sejamos castigados pelos nossos pecados.
Página Vermelha
Professor: Deus nos ama tanto que enviou Seu único Filho, o Senhor Jesus Cristo, a este mundo. Jesus nasceu como um bebê, cresceu e tornou-se um homem. Jesus nunca fez nada errado — Ele é perfeito. Mas, certo dia, homens cruéis colocaram uma coroa de espinhos em Sua cabeça e pregaram o Senhor Jesus numa cruz. Quando O pregaram na cruz, o que saiu de Suas mãos e Seus pés? (Sangue). A Bíblia diz que Jesus recebeu o castigo que você e eu merecíamos pelos nossos pecados. A Bíblia diz que enquanto Jesus estava pendurado na cruz, Deus colocou sobre Ele os pecados de todos nós. Todas as nossas mentiras, maldades, mau comportamento; todos os nossos pecados foram colocados sobre o Filho de Deus, que não tinha pecado. Ele sofreu muito. O Senhor Jesus morreu e foi sepultado (I Coríntios 15:3,4). A Bíblia diz que “Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia segundo, segundo as Escrituras”. Ele foi o trabalho que o Senhor Jesus veio fazer para nos salvar do pecado. Mas, ao terceiro dia, a coisa mais maravilhosa aconteceu. Deus deu novamente vida a Ele. Ressuscitou Jesus dos mortos! O Senhor Jesus voltou a viver! Ele andou pela terra e muitas pessoas O viram. Muitos até falaram com Ele. Depois, o Senhor Jesus voltou para o céu e está lá agora, com Deus, o Seu Pai.
Ligação:Agora, por causa do que o Senhor Jesus fez por você, seus pecados podem ser perdoados.
Página Limpa
Apelo Professor: Deus quer perdoar os seus pecados, levá-los embora e fazer de você Seu filho. Você gostaria de ler o que Ele diz? (João 1.12)Professor: Vamos examinar uma parte de cada vez. “… o receberam… aos que crêem no seu nome”. Receber Jesus significa crer de todo coração que Ele morreu na cruz pelos seus pecados e depois ressuscitou. Você precisa estar disposto a abandonar o seu pecado e crer que só o Senhor Jesus pode perdoá-lo. Ele vai pôr a Sua vida em você e Deus o tornará Seu filho – filho de Deus. Este é o significado do restante do versículo quando diz: “deu-lhe o poder de serem feitos filhos de Deus; a saber, aos que crêem no seu nome”. Você pode dizer neste momento ao Senhor Jesus que pecou e que crê que Ele morreu por você. Quer recebê-lo agora?
Criança: Quero!Professor: Por que você precisa receber o Senhor Jesus?Criança: Porque fiz coisas erradas.Professor: O que Jesus fez por você?Criança: Ele morreu na cruz e recebeu o castigo por mim. E Ele ressuscitou.Professor: O que você quer dizer a Deus neste momento?Criança: Que eu pequei e quero receber o Senhor Jesus como meu Salvador.Professor: Vamos abaixar a cabeça e você pode dizer isto ao Senhor Jesus em suas próprias palavras.Criança:“Senhor Jesus, sei que sou pecador e que fiz coisas erradas. Creio que o Senhor morreu por mim. Eu O recebo, então, neste momento, como meu Salvador e peço que perdoe os meus pecados. Obrigado. Amém.”
O Senhor Jesus Cristo nunca vai te abandonar. Você pode conversar com Ele sempre que quiser e em qualquer lugar. Ele lhe dará poder para fazer o que é certo.
Página Verde

Professor: A cor verde me lembra coisas que estão crescendo, como folhas, grama, flores e árvores. Esta página me lembra a nova vida, a Vida Eterna que você recebeu de Deus. Quando você recebe o Senhor Jesus como seu Salvador do pecado, é como se você fosse um nenê recém-nascido na família de Deus. Deus quer que você cresça, aprendendo mais sobre Ele. Quando você aprende mais sobre o Senhor Jesus, aprende também como agradar a Ele. Você tem o poder e a força que Ele lhe dá para fazer o que é certo. Mas, quando você faz uma coisa errada, comete um pecado, o que pode, então, fazer? I João 1.9Criança: Lê o versículoProfessor: Deus sabe quando você peca, mas Ele quer que confesse o seu pecado. Confessar significa contar a Deus o que fez ou reconhecer o erro que cometeu. No momento em que perceber que agiu mal, conte imediatamente ao Senhor. Ele vai purificá-lo desse pecado, porque prometeu fazer isso. Peça-Lhe que o ajude a não errar outra vez. Lembre-se, agora que você é filho de Deus. Peça que Ele lhe dê o poder e a força para obedecer-Lhe e fazer o que é certo. Ele não é realmente um maravilhoso Salvador e amigo?

História: A alegoria das Ferramentas
Texto base(1Corintios12-12 em diante )
Púlpito(tribuna ,nas igrejas,de onde os oradores sagrados pregam)

Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.
_ O Sr Martelo começou:Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro!sem mim os movéis não ficaram de pé! pois eu tenho que martelar os pregos!
_ O Sr serrote logo quis dar a sua opnião:Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barrulho é horrível! é ensurdecedor ficar ouvindo toc,toc,toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!
_ Não, não, não! Falou a dona lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
_ Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc,tsc,tsc...
_ Nada disso disse a dona chave de fenda: Se não fosse eu como o carpinteiro iria apertar os parafusos. EU sim sou a melhor!
_ Ah! Não ! Que absurdo! disse o Sr esquadrado: Eu sou o mais importante! Sem mim os móveis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer. O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas, usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina , os pregos , o martelo , a chave de fenda, a cola , o verniz para deixar o móvel brilhando...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mais feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo! O carpinteiro foi para casa.
Enfim as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja e tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: " Todas eram importantes aos olhos do carpinteiro". Ele usou todas sem exceção de nenhuma! E o movél tinha ficado lindo! Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!
(Moral da história) O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história. As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS.
É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para a sua turma)

17 de jul. de 2010

História: A Nossa Amiga Bíblia


NOSSA AMIGA A BÍBLIA

Esta é uma lição bem didática para ilustrar e ensinar as crianças o quanto é importante tomar cuidado com a bíblia.
Como lembrancinha desta lição, faça um livrinho com a imagem das carinhas das bíblias com os textos abaixo.

Bíblia Triste: Eu sou a bíblia esquecida vivo triste em meu lar, meus donos vão para a igreja e esquecem de me levar.

Bíblia Rasgada: Dentro de mim está escrito que sou como uma espada. Mas minha dona me usa, pra no seu filho dar pancada.

Bíblia Suja: Eu sou a Bíblia suja meu dono me deixa na estante aberta no Salmos 91.Pegando poeira constante!Bíblia esquecida: Eu sou a bíblia mais famosa, sei que de mim, agora vão se lembrar. Da Bíblia esquecida na igreja, após o culto terminar.

Bíblia Bonita: Eu sou uma Bíblia feliz, sirvo sempre que sou desejada. Meu dono me carrega com orgulho, pois dos crentes sou a espada.