18 de jul. de 2010


História: A alegoria das Ferramentas
Texto base(1Corintios12-12 em diante )
Púlpito(tribuna ,nas igrejas,de onde os oradores sagrados pregam)

Há muito tempo atrás, em uma carpintaria, quando todo o trabalho havia acabado, as ferramentas começaram a conversar entre si. Elas discutiam para saber qual delas era a mais importante para o carpinteiro.
_ O Sr Martelo começou:Certamente que sou Eu o mais importante para o carpinteiro!sem mim os movéis não ficaram de pé! pois eu tenho que martelar os pregos!
_ O Sr serrote logo quis dar a sua opnião:Você Sr martelo? Você não pode ser! Seu barrulho é horrível! é ensurdecedor ficar ouvindo toc,toc,toc... O mais importante sou Eu! O serrote! Sem mim como o carpinteiro serra a madeira? Eu sou o melhor!
_ Não, não, não! Falou a dona lixa: Eu sim sou a melhor! Se não fosse eu os movéis não seriam tão lisinhos e perfeitos! Eu sou a mais importante!
_ Ah! Mais não é mesmo! Disse a dona Plaina: Eu é quem deixo tudo retinho, e tiro as imperfeições da madeira. Eu sim sou a indispensável...Tsc,tsc,tsc...
_ Nada disso disse a dona chave de fenda: Se não fosse eu como o carpinteiro iria apertar os parafusos. EU sim sou a melhor!
_ Ah! Não ! Que absurdo! disse o Sr esquadrado: Eu sou o mais importante! Sem mim os móveis ficariam tortos! O carpinteiro nem saberia a medida. Eu sou o mais importante!
As ferramentas ficaram discutindo até o dia amanhecer. O carpinteiro chegou para trabalhar, colocou sobre a mesa a planta de um móvel e começou a trabalhar! Ele usou todas as ferramentas, usou o serrote, o martelo, o esquadro, a lixa, a plaina , os pregos , o martelo , a chave de fenda, a cola , o verniz para deixar o móvel brilhando...
Enfim ele acabou. Chegou o fim do dia o carpinteiro estava cansado, mais feliz com o que tinha feito! Seu trabalho com as ferramentas tinha ficado ótimo! O carpinteiro foi para casa.
Enfim as ferramentas voltaram a conversar. Só que agora elas ficaram admirando o que tinham feito todas juntas e o carpinteiro. Sabe o que elas fizeram? Um púlpito de uma igreja e tinha ficado lindo! Elas chegaram a uma conclusão: " Todas eram importantes aos olhos do carpinteiro". Ele usou todas sem exceção de nenhuma! E o movél tinha ficado lindo! Elas descobriram que quando todas trabalham juntas tudo anda melhor!!
(Moral da história) O carpinteiro representa JESUS ou o Pastor de sua igreja, dependendo como você vai usar essa história. As ferramentas representam os membros, ou crianças. Cada um de nós tem um valor importante no reino e na obra de DEUS.
É ele quem nós usa e capacita para fazermos a sua obra. Cabe a nós como ferramentas nos deixar ser usados.(Você professor pode colocar a moral que você achar que se encaixa melhor para a sua turma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário